Educação Infantil

  Objetivos


  Ensinamos da maneira que as crianças entendem

Nosso trabalho visa dar continuidade à ação da família, bem como da comunidade, além de buscar o desenvolvimento integral da criança, nos aspectos físico, psicológico, intelectual e social.


  O que é bom saber sobre a Educação Infantil

A Educação Infantil é fundamental para a formação global da criança. Muito mais que abrir espaço para a brincadeira, ela se insere na vida da criança com o importante papel de estimular a promover suas potencialidades cognitivas e afetivas, seu desenvolvimento psicomotor e social.

Aprender a esperar, manter a calma, saber que ela não é a única, aprender a dividir a atenção da professora com os colegas, ser tolerante e mais independente. Em várias situações da rotina escolar, o nível de tolerância e frustração é testado, aprimorado e amadurecido.

Desenvolver na criança a noção de responsabilidade a partir do cuidado com seus próprios pertences, a se preocupar em colaborar com os colegas, ajudar a professora e aos poucos entender o significado da palavra cooperação.

Nas diversas atividades propostas pela Escola, a criança aprende a respeitar o próximo, aprendendo a noção de limite. Prepara-se para conviver em grupo, desenvolvendo o senso de altruísmo e aprendendo a controlar suas emoções, e em consequência começa a desenvolver sua sociabilidade.

Existe também é claro, a preocupação com o conteúdo pedagógico que respeite a idade e o limite da criança, pois assim desenvolve a inteligência, o raciocínio, a linguagem e a motricidade.

Não existem crianças iguais e, portanto, também não há processos de adaptação iguais, cada um vive à sua maneira. Tentar compreendê-las e respeitá-las é o mínimo que os pais podem fazer, além da participação efetiva no processo de desenvolvimento global da criança, pois as responsabilidades inerentes desse processo não devem ser apenas da Escola.

É na Educação Infantil que detectamos todas as dificuldades de adaptação escolar e, através dela, a criança pode vir a apresentar um início de vida acadêmica bastante positiva e promissora.